Criar conteúdo usando histórias para prender a atenção dos leitores ou ouvintes é uma habilidade utilizada desde os primórdios e que pode trazer resultados incríveis.
E acredite, criar boas histórias que geram resultados não é tão complicado quanto parece.
Mas você sabe o que de fato é storytelling, seus benefícios e como adotar essa estratégia para criar o conteúdo do seu negócio?
Continue lendo este artigo e saiba tudo o que seu negócio precisa para obter sucesso com essa técnica e elevar a qualidade do conteúdo que você produz e da maneira como você promove seu produto ou serviço.
Confira!
O que é Storytelling?
O Storytelling é a habilidade de contar histórias através textos ou de recursos audiovisuais visando promover um produto ou serviço de forma indireta, mas persuasiva.
Essa técnica é comumente usada no marketing e na publicidade.
Ao separar o conceito em duas partes fica muito mais fácil entendê-lo.
Pensando dessa forma, STORY é aquilo sobre o que você pretende falar e TELLING são as maneiras como você pode falar sobre aquilo, uma vez que podemos contar diversas versões de uma mesma história.
Quais os benefícios do Storytelling?
O storytelling pode trazer uma série de benefícios. Ao contar uma boa história para divulgar seu produto, por exemplo, você garante que aquele material é único.
Por mais que aquilo não seja uma novidade no mercado, o seu conteúdo abordará uma perspectiva nunca antes explorada: a sua.
Além disso, podemos citar também os seguintes benefícios de criar conteúdo com histórias para promover seu negócio:
Histórias são capazes de conduzir o público por uma jornada
Explicar esse tópico é algo simples: Se seu cliente estivesse buscando conteúdos diretos listando apenas fatos e dados ele procuraria o que precisa direto na Wikipédia.
Ou seja, não há motivos para você produzir conteúdo como se fosse uma enciclopédia e mesmo que você o faça, vai ser difícil superar essa gigante no Google.
Então, que tal levar seu leitor em uma jornada?
Por mais que o seu artigo não seja uma narrativa, é possível fazer isso utilizando tópicos bem estruturados e explorando suas ideias.
Quando você pensa na experiência do usuário e conta com um conteúdo escaneável, já tem o suficiente para começar um storytelling bem-sucedido e se distanciar de um estilo de texto tão complexo e difícil de assimilar.
Histórias criam identificação
Uma história bem produzida desperta o interesse do leitor e faz com que ele crie identificação, principalmente quando aquela história é feita pensando no público que ele faz parte.
O Storytelling é capaz de fazer com que o leitor se coloque no lugar do personagem principal e dependendo da qualidade da história, é bem possível que ele percorra cada passo na pele do protagonista e chegue ao mesmo destino do herói do seu conteúdo.
Além da identificação, uma história é capaz de ativar nosso lado emocional, seja por nos colocarmos na pele do protagonista, ou por acionar alguma memória relacionada ao tema.
Por fim, histórias seduzem com facilidade
A comunicação humana sempre foi feita através de histórias. Elas eram contadas através de desenhos nas cavernas antes mesmo de o homem aprender a falar e criar um idioma para passar sua mensagem adiante.
É muito mais fácil transmitir um conhecimento quando ele está atrelado à uma história, assim como é muito mais fácil conquistar a atenção do ouvinte ou leitor dessa forma.